sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Bons Hábitos Alimentares




Sim, é sempre tudo a mesma conversa.

Sim, é tudo para teu bem.

Não deixes de ler!!
- Fazer cinco refeições diárias.
Ok, toda a gente diz o mesmo. Porque será? Porque é a realidade! Eu sou cheinha mas desde que comecei a adaptar novos hábitos que já emagreci três quilos.
Pequeno-almoço: deves comer uma sandes, um copo de leite ou iogurte e uma peça de fruta. Esquece os sumos (a não ser os naturais, sem açucares). Ou opta pelos cereais (não os de chocolate, os de fibras e com frutos) com leite (ou iogurte natural, é óptimo!) e uma pecinha de fruta. A fruta é óptima por todas as razões. É rica em vitaminas, é doce e alimenta. Por isso insisto: a segunda refeição que deves fazer é uma peça de fruta com bolachas Maria ou de água e sal, por exemplo.
Almoço: esquece o bar da escola. Ok, o almoço do refeitório é nojento (bem sei, também ando numa escola) mas não é assim tãaaao mal. É comestível. E nem penses passar a sopa. Mesmo que não tenha sal, faz como eu: arranja um saleiro pequeno e discreto dentro da mala. Além disso, dizem que dá sorte. Para a sobremesa, podes comer um iogurte ou uma peça de fruta. Gelatina também óptima e não tem quase gorduras nenhumas.
Lanche: nos dias quentes gosto de comer uma maçã e beber água. Fico hidratada e bem. Mas no Inverno, parece que o estômago cria um buraco! Lol Quando é assim, bebo leite e como uma sandes. Claro que na escola não podemos andar com essas etiquetas (e digamos que ás vezes é embaraçoso levar comida de casa) por isso, um saquinho com frutos secos (figo, passas de uva, banana, amendoim, etc) é o indicado para o intervalo maior da tarde. Depois, quando chegares a casa e se tiveres fome, come uma peça de fruta ou um iogurte.
Jantar: de certeza que a tua mãe faz óptimas refeições. Por isso, toca a comer essas refeições boas e nutritivas. Mas não exageres – á noite não convém comer muito, principalmente se te deitas cedo. Eu, por exemplo, como um prato de sopa de legumes e uma salada. Não costumo comer saladas com molhos ou com carnes. Experimenta alface, algumas rodelas de tomate, milho doce e cenoura crua ralada, com uma pitada de sal (não metas azeite ou vinagre). Se não gostares, mete um bocadinho de maionese. ;)
- Mastigar bem os alimentos.
O estômago demora trinta minutos a reconhecer que está cheio (é quando começa a digestão.) Por isso é que ás vezes nos sentimos mal dispostos quando acabamos de comer, principalmente quando é uma coisa que gostamos muito porque como gostamos do sabor comemos mais depressa e depois o estômago fica demasiado cheio. E a digestão fica mais difícil.
- Não fazer jejuns.
Sentir o estômago a roncar não é nada bom sinal. E se pretenderes emagrecer, não é com jejuns. Isso só irá provocar histerias no teu corpo (peito, ancas e rabo é onde nota mais) e deixar-te doente.
- Comer verduras.
As verduras nem são tão más como as pintam. São saborosas se souberes como as comeres e trazem-te muitos benefícios.
Sabes quando tens a barriga inchada, quase como se estivesses grávida? Isso é porque te falta fibra (por outras palavras, porque precisas de ir á casa de banho e o teu corpo precisa de ajuda para expelir o Sr. Castanho [nome dado carinhosamente ás fezes]) Come verduras cruas, cozidas, grelhadas ou em sopas e notarás a diferença.
- Beber água.
Esquece os sumos. Não alimentam, são ricos em açúcares e não têm vitaminas suficientes. A água sacia a sede, hidrata-te o corpo e ajuda-te da filtração da urina. (já reparaste que quando bebes mais água do que sumos, o teu chichi é mais claro? Isso é bom sinal)
Experimenta a beber um copo após todas as refeições e a andar com uma garrafa de 33 cl na mala ;)
Deixa as bebidas alcoólicas (não devíamos na nossa idade, mas as coisas são cada vez mais precoces e quem sai á noite, sabe bem). Deixa essas bebidas para comemorações especiais e nem penses em beber por causa dos outros ou porque o rapaz no qual estás de olho acha sexy. E não á vergonha nenhuma em pedir uma coca-cola ou um joi em vez de uma cerveja. Demonstra maturidade e responsabilidade. Bebe, mas com moderação (até porque as bebidas alcóolicas são verdadeiras bombas calóricas)
E a derradeira…
- Não abusar nos doces.
Pois sim, é a parte mais difícil. Eu admito que amo comer! Dá-me prazer e satisfação e ponto. Às vezes é quase impossível parar, mas com força de vontade vai-se lá. E nem penses fazer aquelas tretas do ‘ dias das guloseimas’ (a não ser que estejas numa dieta rigorosa e isso tenha sido sugestão do médico. Ai, deves seguir á risca). Deves comer doces todos os dias (não digo comer bolos todos os dias, chocolates todos os dias) falo nessas gorduras mínimas que te põe feliz e ajudam o teu corpo a suportar o stress (por mais psicológico que seja).
Tudo bem comeres um Mars a seguir ao almoço, mas depois ao lanche guarda a tarte de chocolate para o dia seguinte.
Aliado a desporto regular (vê aqui o que podes fazer em casa) e a bons hábitos de higiene terás uma saúde exelênte!




Espero que tenham tudo isso em consideração ;)


xoxo's,


Blogueira

1 comentário:

  1. Bom habitos alimentares? rsrsr Eu não aprendi isso quando era criança, agora depois de véia q não aprendo mesmo! Adoro o bom e velho bigmac, depois um mega super hiper ultra top sunday! rrsrsrs
    É claro que eu não digo isso pros meus filhos... eu sempre digo, tem que comer brócolis, agrião, alface...
    Quando eles tiverem a minha idade eles decidem. Valeu?!

    Dá uma olhadinha lá no meu blog. http://galinblog.blogspot.com

    Bitocas!

    ResponderEliminar